Os raios-x são uma forma de radiação que podem atravessar muitos corpos, inclusive o corpo humano. Eles podem registrar imagens das partes internas dos dentes e ossos da face, sendo muito importantes para a Odontologia.
Muitas alterações nos dentes, em outras estruturas da boca e nos ossos da face não podem ser detectadas quando o seu dentista o examina clinicamente. Um exame radiográfico pode descobrir a presença de uma pequena cárie entre os dentes, uma infecção óssea e outras alterações presentes. Diagnosticando e tratando precocemente as doenças da boca ganha-se tempo, dinheiro, bem como, previne-se problemas maiores.
O risco de algum prejuízo, para o paciente que se submete a um exame radiográfico, é extremamente baixo, principalmente se levarmos em conta o benefício do exame. O uso de filmes de alta sensibilidade, aliados a alta eficiência dos modernos aparelhos, a especialização profissional e o uso de meios adequados de proteção tornaram as doses dos exames quase que equivalentes às exposições que estamos sujeitos no meio ambiente.
A documentação clínica constitui-se o ponto inicial para o sucesso de todo tratamento odontológico que exige acompanhamento durante longo prazo, tais como: correções ortodônticas, reabilitação oral, implantes dentários, cirurgias e outros procedimentos.
A documentação clínica é constituída de fotografias, modelos de estudos e radiografias de acordo com a necessidade e indicação do caso.
Será através da documentação clínica que os profissionais poderão estudar, planejar, acompanhar e avaliar os resultados dos tratamentos idealizados. Dessa forma procura-se alcançar a garantia de qualidade do tratamento além de dar amparo legal às partes envolvidas.
Escovar bem os dentes; Evitar a ingestão de líquidos e alimentos até duas horas antes da moldagem
Responsável Técnico: Dr. Rogério Ribeiro de Paiva – CRO-GO 4042
CDO Sul – CRO EPAO 183 | CDO Marista – CRO EPAO 351 | CDO Flamboyant – CRO EPAO 428
© 2023 – todos os direitos reservados ao CDO – Centro de Diagnóstico Odontológico